Mulheres do LEMA ganham prêmios em simpósio de Quiropterologia!
- Admin
- 16 de jul.
- 3 min de leitura
Atualizado: 17 de jul.
As mulheres do LEMA marcaram presença no I Simpósio Mulheres na Quiropterologia (SMnQ)! Venha conferir os trabalhos apresentados!
O Simpósio foi organizado pela grupo Mulheres na Quiropterologia, que é uma organização de representatividade feminina em estudos com morcegos, e aconteceu entre os dias 7 e 9 de Julho. Apenas contribuições femininas foram aceitas e esses trabalhos foram divididos em duas modalidades: pôsters digitais e apresentações orais em vídeo. Ambas foram subdivididas em 7 eixos temáticos e posteriormente foram eleitos o segundo e o primeiro melhor trabalho em cada eixo, dentro de cada modalidade.
As apresentações dos pôsters ficaram disponíveis durante todo o simpósio, enquanto as apresentações em vídeo se dividiram entre os dois últimos dias. O evento contou também com uma cerimônia de abertura, sete palestras que trataram de assuntos diversos como vigilância de morcegos, pesquisa e conservação, educação ambiental, sistemática, história natural e medicina veterinária, além de duas mesas redondas sobre os desafios femininos na quiropterologia.
E é claro que as mulheres do LEMA marcaram presença no I Simpósio Mulheres na Quiropterologia! Além da participação, alguns dos nossos trabalhos foram premiados em diferentes eixos temáticos:
Dra. Marcia Aguieiras - Apresentou na modalidade vídeo um estudo de caso sobre coexistência entre morcegos e humanos com o uso de Bathouses com o trabalho intitulado “BATHOUSE COMO FERRAMENTA PARA COEXISTÊNCIA ENTRE MORCEGOS E SERES HUMANOS NO BRASIL - ESTUDO DE CASO LUMIAR” e ganhou o primeiro lugar no Eixo 5: Morcegos e abrigos, espeleologia e bat-houses. Este trabalho está sendo desenvolvido pela Piper 3D - Pesquisa, Educação & Consultoria Ambiental no qual a Dra. Márcia foi bolsista Faperj entre 2022 e 2023.
Dra. Elizabete Captivo Lourenço - Apresentou a palestra intitulada “10 anos do projeto Morcegos na Praça: o que fizemos e aprendemos com atividades educacionais sobre morcegos” e o trabalho intitulado “@PROJETOMORCEGOSNAPRACA - ESTRATÉGIAS E MÉTODOS UTILIZADOS PARA AMPLIAR O CONHECIMENTO SOBRE MORCEGOS” e ganhou segundo lugar no Eixo 4: Conservação e manejo, reabilitação e soltura, monitoramento, impactos ambientais, educação ambiental/divulgação científica e etologia. Ambos os trabalhos tratam das atividades desenvolvidas no âmbito do Projeto Morcegos na Praça.
Larissa Albertini - Apresentou na modalidade pôster sobre divulgação científica e educação ambiental com o trabalho intitulado "ENTRE A CIDADE E OS QUILOMBOS DESMISTIFICANDO OS MORCEGOS DO AMAPÁ POR MEIO DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA" e ganhou segundo lugar no Eixo 4: Conservação e manejo, reabilitação e soltura, monitoramento, impactos ambientais, educação ambiental/divulgação científica e etologia.

Mariana Vale - Apresentou na modalidade pôster sobre estudo de serviços ecossistêmicos na área urbana com o trabalho intitulado "REGISTROS DE ALIMENTAÇÃO DE MORCEGOS INSETÍVOROS AÉREOS NO PARQUE NATURAL MUNICIPAL PAISAGEM CARIOCA: SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS EM ÁREA URBANA" e ganhou segundo lugar no Eixo 6: Relações ecológicas, Inventário de fauna, diversidade e bioacústica.

Gabriele Victoria Souza da Silva - Apresentou na modalidade vídeo sobre o levantamento de espécies em um parque estadual por meio da participação em um evento internacional com o trabalho intitulado "CONTAGEM ANUAL DE MORCEGOS - UMA INICIATIVA INTERNACIONAL PARA O CONHECIMENTO DA QUIROPTEROFAUNA DO PARQUE ESTADUAL DO CUNHAMBEBE, RJ, BRASIL".
Letícia Affonso Duarte -Apresentou na modalidade vídeo sobre o desenvolvimento de atividades educativas com o trabalho intitulado "ATIVIDADES EDUCATIVAS SOBRE MORCEGOS VOLTADAS AOS VISITANTES DO PARQUE ESTADUAL DA CHACRINHA".
O evento reuniu diversas pesquisadoras em torno de discussões a respeito dos morcegos, mas também sobre os desafios das mulheres na ciência, na carreira, e no campo, lembrando a luta diária das mulheres para afirmação e igualdade.
Agradecemos a iniciativa das Mulheres na Quiropterologia por promover um debate tão importante para os morcegos e para as mulheres!
Hozzászólások