Durante os dias 15 a 20 de agosto, a equipe do Projeto Morcegos na Praça e a da Piper 3D, em parceria com a APA (Área de Proteção Ambiental) de Macaé de Cima, se reuniu no Município de Nova Friburgo para falar sobre a importância dos morcegos para o ecossistema. A APA sempre oferece ao público diferentes temas voltados à educação ambiental, porém desta vez os morcegos fizeram parte dessa missão incrível que é conscientizar a população.
No dia 20 de agosto ocorreu na tradicional feira de Lumiar o nosso projeto de extensão e divulgação científica, onde foi possível encontrar um público diverso, música boa, e produtos de qualidade. Além da exposição, diversas entrevistas e questionários foram realizados com o objetivo de saber a percepção dos moradores da região sobre os morcegos, desmistificar as crenças e apresentar o projeto "Bat houses: uma alternativa simples para conciliar a conservação de morcegos, bem-estar humano e serviços ecossistêmicos."
As Bat houses são muito utilizadas na América do Norte e Europa para manter os morcegos insetívoros próximos às áreas agrícolas, visto que são grandes controladores de pragas. O uso de uma Bat house promove abrigo para os morcegos, redução dos conflitos entre humanos e morcegos e serviços ecossistêmicos, bem como a coleta de guano (fezes) para fertilizante. Introduzir o novo projeto a população de Lumiar foi essencial, visto que é uma região com muitos morcegos nos telhados e a nossa região de escolha para essa iniciativa incrível.
Autora: Larissa Albertini.
Comments